Qual a importância da correta localização das placas perfuradas em um Datacenter.

 


Estamos postando um artigo bem interessante que acaba com alguns mitos sobre o uso correto de placas perfuradas em um datacenter. 

Parece um tema já batido, mas o dia a dia em visitas a diversos sites, tem mostrado que este tema tem muito ainda a ser explorado. 

O artigo é bem simples e em suma explica que as placas perfuradas devem ser posicionadas onde se faz necessário o fornecimento de ar frio ao rack, ou ativo a ser refrigerado. As placas devem ser posicionadas somente nos corredores frios e na quantidade necessária a suprir a vazão de ar requerida pelos ativos a serem refrigerados. 

Qualquer placa mal posicionada, pode causar um curto circuito de ar, jogado o fluxo de ar frio direto em contato com o corredor quente sem passar pelos equipamentos a serem refrigerados. 

Abaixo 4 mitos que são desconstruídos: 

1-) Placas perfuradas devem ser instaladas no corredor quente para empurrar o ar quente de volta a unidade de resfriamento. Falso, pois a área de baixa pressão que se cria sobre a unidade de resfriamento drena todo ar quente de volta a unidade para ser resfriada. O uso de placas desta forma é jogar ar frio sobre o ar quente, curto circuito puro. Não existe problema de existirem bolsões de ar quente no corredor quente ou em quinas, pois o que importa é se o ar frio entra no lugar certo. 

2-) Os racks de densidade mais alta devem ser instalados próximo as unidades de refrigeração. Falso, pois na maioria das soluções com down-flow, existe uma pressão estática negativa próximo as unidades de refrigeração, podendo até mesmo sugar or ar ambiente se uma placa perfurada for instalada neste ponto. O ideal é que se instale ativos apenas a partir 3 placas da unidade de refrigeração. 

3-) Corredores frios devem sempre ter 2 fileiras completas de placas perfuradas. Falso, pois a quantidade de placas perfuradas deve ser apenas um pouco superior a necessidade de ar (e localização) para refrigerar os ativos de TI. Um excesso de placas causa um excesso de ar, que gera um curto circuito de ar, ou seja, perdas. 

4-) Placas perfuradas próximo a entrada da sala deixam a equipe de TI feliz. Verdade, Este posicionamento de placas na entrada dá a sensação de um ambiente frio e bem refrigerado, mas na verdade o ar frio esta sendo jogado fora. O ra somente deve sair o bolsão sob o piso elevado onde se faz necessário para refrigerar os ativos de TI. 

Para aqueles que querem ver o artigo na integra, segue o link. 

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo as normatizações de Sala cofre e Sala segura - Parte 1

Entendendo as normatizações de Sala cofre e Sala segura - Parte 2