O que é fog Computing ?



Recentemente li um artigo muito interessante que me fez ver uma tendência de mercado que acho interessante dividir. Todos estamos acostumados com Cloud computing (nuvem) mas nunca tinha ouvido falar no conceito de Fog Computing, ou seja, uma camada de nuvem, mais simples e sempre mais perto do ponto de uso da informação. 
Para diversas aplicações de IOT, o tempo de resposta demandado entre o envio da informação a nuvem e o retorno ao device onde a ação acontece é fundamental. Assim, em aplicações onde o tempo de resposta, ou em infra estruturas de trafego de dados não compatíveis com estas demandas, o conceito de FOG esta sendo aplicado.
Fog nada mais é que estruturas de cloud menores, mais próximas ao ponto de uso, e com capacidades de decisão local, porem sem capacidade para analise destas informações (Analytics) e sem armazenar estas informações localmente. É o conceito de nós, onde estruturas menores fazem parte da tarefa e transmitem só o necessário a estrutura central, reduzindo não só a latência no uso, mas também o volume de informações trafegadas na web. 
Também existem questões legais de segurança e privacidade de trafegar-se informações sigilosas e sensíveis em países diferentes, com diferentes leis a respeito que tendem a se resolver localmente com esta solução. 

Este conceito foi desenvolvido e nomeado de Fog computing pela Cisco, e hoje já é suportada pela OpenFog Consortium, fundada em novembro de 2015. Já existe uma grande movimentação no mercado para desenvolver produtos e soluções para atender a esta demanda crescente, que é estimada em atingir 10% do volume total de dados gerados por IOT em 2020. Caso se interessem em ler o artigo original o link é:

https://techcrunch.com/2016/08/02/how-fog-computing-pushes-iot-intelligence-to-the-edge/

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo as normatizações de Sala cofre e Sala segura - Parte 1

Como IOT está mudando alguns mercados específicos.